Produtividade – começar o dia de forma incrível! 1 – mexer o corpo.

A melhor forma de começar o dia é fazendo coisas de que realmente gosta e que lhe fazem bem. Como toda a gente, no início do seu dia tem dificuldade em ganhar clareza e em ficar activo. E se houvesse uma forma de poder ir ganhando clareza e rentabilizar o nosso tempo?

Para se energizar para o dia que aí vem não há melhor que mexer o corpo. Não se preocupe se não está em forma e não faz exercício há muito tempo. Há imensos exercícios para iniciantes no youtube “Workout beginners”. É sempre bom introduzir um pouco de cardio mas para começar pode fazer simplesmente alguns alongamentos e exercícios simples que o ponham a suar um pouco. Há exercícios de 10 ou 15 minutos até 1 hora ou mais. O importante é não se sentir aborrecido com o exercício e sentir que foi um pouquinho mais além do que já estava. Sentir o coração bater e suar um pouquinho.

Arrume um cantinho da sua casa com um pouco mais de espaço e prepare-se para se mexer. Se já praticou algum desporto, divirta-se a fazer os exercícios que já fazia. Pode optar por um vídeo para o ajudar. O seu telemóvel chega perfeitamente para o efeito. Para começar não precisa de nenhum material. Pesquise no youtube “workout no equipment”. A ideia de que precisa de material específico para começar é só uma desculpa que o está a atrasar (“Tenho que comprar umas sapatilhas tal ou o equipamento tal”). Se por acaso o barulho é um problema (vizinhos, etc.), pesquise no youtube por “Workout no noise” ou “workout no jumping”. Há imensos vídeos com esta especificidade. Outra coisa interessante que muitos vídeos de exercício físico começam a apresentar é um contador de tempo que nos permite perceber em que fase do treino estamos para não nos cansarmos com a pergunta constante “quando é que isto vai acabar?”. A contagem decrescente destes vídeos dá-nos o conforto de perceber que estamos a avançar e que não tarda nada completamos a tarefa. Este sentimento de controlo é motivacionalmente muito importante.

Não se exija muito de si nas primeiras vezes nem queira ficar muito cansado para ter a sensação que realmente se esforçou. O importante é fazer exercício com regularidade. Deve ficar com vontade de acordar com vontade de fazer exercício e isto pode implicar não ser tão duro consigo mesmo. Isto deve acontecer-lhe todos os dias. Ou há algum dia que não queira sentir-se altamente energizado?

Como bónus, no fim do exercício físico, que tal um duche de água fria? Nunca vai conseguir? Se quiser vai!

Que condições é importante criar para fazer disto uma realidade para si?

  • Preparar a roupa no dia anterior. Assim é só levantar e andar em piloto automático sem grandes decisões a fazer.
  • Preparar o espaço em que vai exercitar-se.
  • Deitar cedo. (Fazer os cálculos para dormir o número de horas que o deixam energizado. Isto implica perceber as suas rotinas e as alterações necessárias)
  • Acordar cedo, a tempo para poder fazer estas rotinas a tempo dos seus compromissos.

Como todas as mudanças, esta vai implicar esforço da sua parte e muitas vezes vai ser preciso ultrapassar obstáculos, principalmente interiores. Eu acredito que vai conseguir.

Então? Está pronto para começar o dia de maneira super-energizante e levar essa energia para o dia todo? Como está a correr essa mudança?

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