A solução para a solidão.

Ficamos todos espantados quando vemos o caso de Akihiko Kondo que casou com uma boneca de realidade virtual. Um holograma, por assim dizer.

Esta é uma das manifestações mais cabais da solidão que vivemos nos nossos tempos nas sociedades mais industrializadas. As pessoas deixaram de ter pontes umas com as outras. Neste caso do Japão perto de 50% das pessoas nunca tiveram relacionamentos sérios e muitos revelam o namoro como incómodo. É realmente preocupante a solidão pela qual passam estas pessoas, fenómeno cada vez mais crescente na sociedades mais “ocidentais”.

Será que as pessoas já não se sabem relacionar?

Algo de comum a alguns dos meus clientes é acharem que não vão ser compreendidos na comunicação com o outro. Aqui me parece que a psicoterapia é um processo da maior importância. Por exemplo, na terapia centrada na pessoa, a compreensão do outro e a devolução dessa compreensão é chave no desenvolvimento do cliente. A pessoa sente-se compreendida pelo psicoterapeuta e isto aumenta a sua esperança de vir a ser compreendida pelos outros.

Os resultados são incríveis. A psicoterapia é o primeiro passo para se poder relacionar bem com os outros. O primeiro passo para voltar a pertencer à humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *